A Abraspe reúne uma série de profissionais que atuam em diferentes segmentos visando sempre melhorar a saúde mental das pessoas, especialmente daquelas que trabalham em empresas. Essa atividade é importante porque ajuda as pessoas a preservarem seus empregos, sua renda e a motivação para vida. Se você é assistente social, psicólogo, psicanalista ou mesmo guia espiritual, independente da religião que pratica, participe da Abraspe.


Luiz Chilman

Luiz Chilman

Luiz Chilman é o presidente da ABRASPE. Começou sua carreira como Técnico em Patologia Clínica, atuando em hospitais. Em seguida, descobriu o potencial de eventos para crianças. Formou-se mágico profissional e atuou por algum tempo como mágico no grupo Doutores da Alegria. Percebendo sua vocação para esse mundo, atuou em um hospital da zona leste de São Paulo e por seis anos no GRAACC, em ações orientadas para o atendimento terapêutico de crianças adoentadas.

Como presidente da ABRASPE vai levar toda essa experiência para atividades como acompanhante terapêutico, apoio a usuários de drogas que buscam abandonar o vício e palestras em empresas visando melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, diminuindo o stress e os casos de depressão organizacional.


Carlos Dimant

Carlos Dimant

Com quase 20 anos de Ten Yad, o Professor Carlos Dimant é o responsável pelos aspectos espirituais e religiosos da entidade.

O professor Carlos dá aulas de judaísmo aos usuários, promove rezas, acompanha os passeios à sede campestre e ainda faz um belíssimo trabalho em Casas de Detenção e Penitenciárias do Estado de S. Paulo, levando uma palavra amiga a quem cumpre pena.

Durante o período das Grandes Festas, o professor Carlos toca o shofar várias vezes ao dia, como forma de nos lembrar que somos capazes de nos despertar para o novo ano e que nunca é tarde para recomeçar e se arrepender do que fizemos erroneamente.

Guia espiritual, ele está à frente de todas as cerimônias religiosas na Sinagoga Newton Prado, uma das mais tradicionais de São Paulo, no bairro do Bom Retiro.

Além de seus vastos conhecimentos sobre a Torá, o livro sagrado do judaísmo, o professor Carlos é formado em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise Holística e Iniciática (IPHI).

Integrando a experiência e os conhecimentos religiosos com a psicanálise, Carlos Dimant criou o conceito de Thorapia, que integra psicanálise com base nos conceitos da Torá.

Você pode conhecer melhor o trabalho do Rabino Carlos no site Thorapia.


Miriam Herscovici

Miriam Herscovici

Miriam Herscovici é psicóloga, com atuação em São Paulo e Ribeirão Preto. Atua com adolescentes, adultos, casais e família. Apoiou a criação da Abraspe e é uma de suas mais importantes especialistas em atendimento psicológico.

Formada em Psicologia pela PUC-SP, Miriam tem pós-graduação em Administração de RH pela Faculdade Álvares Penteado.


Mauro Gertner

Mauro Gertner

Mauro Gertner é psicanalista formado pela Universidade Livre de Bruxelas. É também Bacharel em Saúde Pública, formado pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

Gertner apoiou a criação da Abraspe e é um dos principais responsáveis pelo atendimento psicanalítico de pacientes, seja individualmente ou em grupo nas empresas.

Ele acredita que muitos casos de doenças mentais que chegam a afastar os colaboradores das empresas, gerando prejuízos para os empregados e as empresas, poderiam ser evitados com uma abordagem que integrasse atendimento social, psicológico e espiritual.


Armando Levy

Armando Levy

Armando Levy é jornalista formado pela Fundação Armando Álvares Penteado. Tem especialização em Gestão da Comunicação pela ECA-USP. E especialização em Tecnologia da Informação Aplicada à Nova Economia pela FGV. É Mestre em Teoria e Pesquisa em Comunicação pela ECA-USP.

Criou a Future Press, empresa de comunicação empresarial orientada para as novas mídias (blogos, vídeos, imagens, redes sociais). E o LinkEDU, o primeiro portal de palestras, aulas e treinamentos virtuais do Brasil.

É autor dos livros “Propaganda, a arte de gerar descrédito”, lançado em 2003 pela Editora da FGV. E “A história da destruição da Varig”, lançado em 2013 pela Editora e-Press.

Especialista em comunicação interna, Levy acredita que as empresas podiam aproveitar melhor ferramentas como o WhatsApp para enviar mensagens de apoio motivacional, mental e espiritual, visando combater fenômenos como a depressão nas empresas.


Clique aqui e descubra como apoiar o trabalho da Abraspe.